A escola foi criada em 10/10/91, oferecendo o Pré-Escolar e Ensino Fundamental, com implantação gradativa de 5ª a 8ª série. Em 10/10/95 cria-se o 2° grau, com implantação também gradativa.
A escola possui prédio próprio e a construção é especifica, localizada em local de fácil acesso, no centro comercial, garantindo a segurança, salubridade, ventilação, circulação, iluminação, instalação elétrica, hidráulica e recursos materiais pedagógicos.
Suas dependências são bem especificadas contando com sala de direção, secretaria, biblioteca, sala de vídeo, sala de reforço e pesquisa, sala de leitura, cantina, sala para arquivos e almoxarifado, quadra de esportes coberta para Educação Física, área livre para recreação, um parque infantil com balanços, gangorras e playground.
Conta com uma equipe técnica administrativa e pedagógica capacitada e preparada para o desenvolvimento dos currículos.
PAPEL SOCIAL DA ESCOLA
A escola é responsável pela promoção do desenvolvimento do cidadão, no sentido pleno da palavra. Cabe a ela definir-se pelo tipo de cidadão que deseja formar, de acordo com a sua visão de sociedade. Cabe-lhe também a incumbência de definir as mudanças que julga necessário fazer nessa sociedade através das mãos do cidadão que irá formar. Seu papel é bem mais amplo do que passar conteúdos, deve modificar a sua própria prática, muitas vezes fragmentada e individualizada, reflexo da divisão social em que está inserida.
Quando a escola assume a responsabilidade de atuar na transformação e na busca do desenvolvimento social, seus agentes devem empenhar-se na elaboração de uma proposta para a realização desse objetivo. Essa proposta ganha força na construção e execução do projeto pedagógico, a gestão dos recursos humanos, financeiros e materiais, que lhes possibilite cumprir não apenas o preceito legal, mas exercerem seu papel de geradoras, sistematizadoras e socializadoras do saber.
POSTURA DA ESCOLA
A escola se define e atua por um conceito de sociedade democrática, plural e justa.
Definida essa postura, a escola trabalha no sentido de formar cidadãos conscientes, capazes de compreender e criticar a realidade, atuando na busca da superação das desigualdades e do respeito ao ser humano.
O Brasil é um país com grande densidade regional, cultural e com grandes desigualdades sociais. Não é possível pensar em um modelo único para incorporação de recursos tecnológicos na educação. É necessário pensar em propostas que atendam aos interesses e necessidades individuais da sociedade.
Segundo as Leis de Diretrizes e Bases (LDB), a educação deve estar comprometida com o desenvolvimento das competências para continuar aprendendo, de forma autônoma e crítica, em níveis mais complexos de estudos para formular os seus próprios conceitos de valor, de modo a poder decidir por si mesmo, frente às diferentes circunstâncias da vida, norteados pelos princípios:
I - éticos – da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum;
II – políticos – dos direitos e deveres de cidadania, do exercício de criticidade e do respeito à ordem democrática;
III – estético – da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais.
Existe a necessidade de desenvolver as competências para estabelecer uma identidade própria da escola, na superação dos problemas da comunidade a que pertence e conhece bem, mais do que o próprio sistema de ensino.
OBJETIVO DA ESCOLA
Empreender um esforço individual e coletivo para vencer barreiras que inviabilizam a construção de uma escola que eduque para o exercício de cidadania e seja instrumento real de transformação social, e espaço para aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser para progredir no mundo do trabalho e em estudos posteriores.
OBJETIVO DA EDUCAÇÃO INFANTIL – Promover a construção da identidade e autonomia das crianças, através da orientação de trabalhos para a construção de diferentes linguagens expressas na relação que estabelecem com o conhecimento da música, das artes visuais, da linguagem oral e escrita, da natureza e da sociedade, da matemática e do movimento. E também gerar proximidade com as práticas sociais reais, que produz aprendizagens significativas na elaboração de trabalhos com conhecimentos prévios.
Integrar a criança em seus aspectos cognitivo, físico, psicomotor, e sócioafetivo, complementando a ação da família e da comunidade.
OBJETIVO DO ENSINO FUNDAMENTAL – Proporcionar ao aluno uma educação capaz de construir sua própria visão de mundo, articuladora de um projeto de vida autônomo que se relaciona positivamente com os outros, aprenda a explicar racionalmente os fenômenos naturais e sociais e a agir sobre eles e acentue a comunicação e a expressão de forma coerente e sensível diante do mundo.
Assegurar que a transição da Educação Infantil se efetive de forma a evitar rupturas no processo de aprendizagem, resguardando o desenvolvimento infantil quanto aos aspectos emocionais, afetivos, cognitivos, linguísticos e culturais.
OBJETIVO DO ENSINO MÉDIO – Aprimorar o educando como ser humano, para uma formação ética e desenvolver as competências para continuar seu aprendizado, levando-se em consideração:
I- a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino
Fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;
II- a preparação básica para o mundo do trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;
III- o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
IV- a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.
Desenvolver conhecimentos que sejam funcionais para os alunos, não apenas no contexto acadêmico, mas também em sua vida cotidiana, para progredir no mundo do trabalho e em seus estudos posteriores.
MATERIAL DIDÁTICO POSITIVO
A Escola é conveniada ao Sistema de Ensino Positivo, que são Livros Didáticos Integrados que promove uma organização multidisciplinar do conteúdo, o que torna o aprendizado mais articulado e eficaz. Acesso a uma solução educacional completa, que inclui a mais avançada tecnologia, a melhor assessoria pedagógica e modernas ferramentas de gestão escolar, que contribui para uma educação com qualidade.
A Editora Positivo oferece capacitação ao corpo docente de suas Escolas Conveniadas, por meio de cursos presenciais e também Programa de Formação Continuada de Professores, via Portal Positivo.
O Sistema Positivo de Ensino sempre direciona o seu olhar para as necessidades educacionais da realidade brasileira.
Para isso, consideram-se três eixos de encaminhamentos:
• Os princípios científicos que fundamentam a área de conhecimentos;
• As orientações legais propostas no Referencial Curricular Nacional, nos Parâmetros Curriculares para o Ensino Fundamental e nas Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio;
• As possibilidades de realização em sala de aula, considerando-se as especificidades dos diferentes níveis de ensino.
Para o processo de seleção e organização do saber escolar, sempre é levado em conta à relevância social do que está sendo trabalhado. Por isso, saber quais são as experiências, os conceitos e as informações que permitirão compreender as questões essenciais das diversas áreas é fundamental para esse processo. Também, são pensados os melhores meios para promover a apresentação desses saberes de forma instigante e significativa, de modo que o Material Didático Positivo possa oferecer de forma eficiente os processos interativos do ensino aprendizagem no contexto escolar.
O currículo não compreende apenas as matérias ou os conteúdos contidos no material, vai além, de modo a assegurar formação básica comum.
Desta forma terá a consciência de que os currículos não são conteúdos prontos a serem passados aos alunos. São uma construção e seleção de conhecimentos e práticas produzidas em contextos concretos e em dinâmicas sociais, políticas, culturais, intelectuais e pedagógicas.
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