domingo, 22 de abril de 2012

Descobrimento do Brasil

História do Descobrimento do Brasil

Em 22 de abril de 1500 chegava ao Brasil 13 caravelas portuguesas lideradas por Pedro Álvares Cabral. A primeira vista, eles acreditavam tratar-se de um grande monte, e chamaram-no de Monte Pascoal. No dia 26 de abril, foi celebrada a primeira missa no Brasil.

Após deixarem o local em direção à Índia, Cabral, na incerteza se a terra descoberta tratava-se de um continente ou de uma grande ilha, alterou o nome para Ilha de Vera Cruz. Após exploração realizada por outras expedições portuguesas, foi descoberto tratar-se realmente de um continente, e novamente o nome foi alterado. A nova terra passou a ser chamada de Terra de Santa Cruz. Somente depois da descoberta do pau-brasil, ocorrida no ano de 1511, nosso país passou a ser chamado pelo nome que conhecemos hoje: Brasil. 

A descoberta do Brasil ocorreu no período das grandes navegações, quando Portugal e Espanha exploravam o oceano em busca de novas terras. Poucos anos antes da descoberta do Brasil, em 1492, Cristóvão Colombo, navegando pela  Espanha, chegou a América, fato que ampliou as expectativas dos exploradores. Diante do fato de ambos terem as mesmas ambições e com objetivo de evitar guerras pela posse das terras, Portugal e Espanha assinaram o Tratado de Tordesilhas, em 1494. De acordo com este acordo, Portugal ficou com as terras recém descobertas que estavam a leste da linha imaginária ( 200 milhas a oeste das ilhas de Cabo Verde), enquanto a Espanha ficou com as terras a oeste desta linha. 

Mesmo com a descoberta das terras brasileiras, Portugal continuava empenhado no comércio com as Índias, pois as especiarias que os portugueses encontravam lá eram de grande valia para sua comercialização na Europa. As especiarias comercializadas eram: cravo, pimenta, canela, noz moscada, gengibre, porcelanas orientais, seda, etc. Enquanto realizava este lucrativo comércio, Portugal realizava no Brasil o extrativismo do pau-brasil, explorando da Mata Atlântica toneladas da valiosa madeira, cuja tinta vermelha era comercializada na Europa. Neste caso foi utilizado o escambo, ou seja, os indígenas recebiam dos portugueses algumas bugigangas (apitos, espelhos e chocalhos) e davam em troca o trabalho no corte e carregamento das toras de madeira até as caravelas. 

Foi somente a partir de 1530, com a expedição organizada por Martin Afonso de Souza, que a coroa portuguesa começou a interessar-se pela colonização da nova terra. Isso ocorreu, pois havia um grande receio dos portugueses em perderem as novas terras para invasores que haviam ficado de fora do tratado de Tordesilhas, como, por exemplo, franceses, holandeses e ingleses. Navegadores e piratas destes povos, estavam praticando a retirada ilegal de madeira de nossas matas. A colonização seria uma das formas de ocupar e proteger o território. Para tanto, os portugueses começaram a fazer experiências com o plantio da cana-de-açúcar, visando um promissor comércio desta mercadoria na Europa.

sábado, 21 de abril de 2012

Duas décadas de história

Esse ano o Colégio Tiradentes completa duas décadas de história que começou no ano de 1991,quando intensas greves prejudicavam a educação em nosso estado. Dona Sonia começou dando aulas de reforço em sua casa,mas com o tempo, o número de alunos cresceu e o espaço se tornou pequeno, foi ai que decidiu,junto com seu esposo dr.Severino,construir uma escola particular. De inicio,buscaram parcerias no municipio,mas diante das dificuldades,ninguém quis aderir a ideia.

 Em 1992, inaugurou-se então,a escola de 1º grau Tiradentes,que aos poucos,com o grande crescimento,veio a tornar-se Colégio Tiradentes. Essa história é marcada pela presença de diversos profissionais e alunos que já passaram por aqui, e para comemorar o aniversário que acontece no dia 21 de abril,no ultimo dia 20 os alunos prestaram suas homenagens através de diversas apresentações, confira...
Hino Nacional

Alunos auxiliando no Hino Nacional

Dowglas lendo o texto 20 anos de História

Mikaela,a 1ª a receber prêmio no sorteio

Alunos do 7ºano contando "Mar de Histórias"


Apresentação

8º ano cantando Hey,soul sister - Tray


3rão cantando Three little birds - Bob Marley

Marcos e José tocando

Nayara tocando

Paródia "Estudar" com os alunos do 9º ano e 2ªsérie EM


Jair João,mais um sortudo
1ª série EM cantando Need you now


6º ano apresentando teatro sobre dia da mentira

Leonardo e Lucas contando como surgiu o dia da mentira



Taynara tocando

Mikaela lendo sobre Tiradentes

Larissa também foi sorteada

Gustavo ficou feliz em ser sorteado

2ª série EM cantando Without you+Everest

Dona Sonia entregando prêmio para Jéssica, mais um sorteada


Gabriel também recebeu prêmio

Mabily e Bruno tocando

6º e 7º ano cantando Imagine - John Lenon
























As performances foram apresentadas por uma dupla ou casal representante de cada turma. Os alunos capricharam e trouxeram atrações nacionais e internacionais através de dublagens,danças e representações que tornaram o dia bem interessante,vamos ver...

Bruno e Isabele interpretando David Guetta e Adele
Pedro e Polyana interpretando "Maria Chiquinha"
Evelyn interpretando Miley Cyrus

Bruna e Elian como Chiquinha e Chaves

Stephanie,"ai como eu tô bandida"

Arnóbio e William como "Os caras de pau"


Adele por Isabele

Bruno por David Guetta



Leonardo(Barack Obama) trouxe Evelyn(Miley Cyrus)
Jonatas como Jô Suado entrevista Stephanie como Valéria do Zorra total
Adan como Lampião e Sara como Maria Bonita

Aguardando o resultado


Dupla campeã
O periodo vespertino também foi marcado por apresentações diversas que revelaram o talento dos alunos desde o maternal até o 5º ano.


Esperando o inicio das apresentações



Alunos do 2ºano EF prestando homenagem ao mártir Tiradentes

Alunos do 3º ano EF apresentando teatro "A galinha ruiva"

Prestando atenção

Alunos do 4º abo EF cantando Pindorama


Jogral com alunos do 4º ano EF







Aluno Gabriel do nivel II representando o "Boi Bumbá"

ALunos do nível I contando a história de Tiradentes

Teatro com os alunos do 4º ano EF

Akunos do 5º ano contando como tudo começou através de teatro

Daniela como dona Sonia e Pedro Lucas como dr.Severino





Alunos do maternal se preparando para apresentação

Maternal homenageando o dia do indio


Alunos do nivel II cantando boi bumbá